Afinal, como posso conseguir dinheiro para iniciar um negócio?

Afinal, como posso conseguir dinheiro para iniciar um negócio?

afinal como posso conseguir dinheiro para iniciar um negocio.

Muitas boas ideias são abandonadas por falta de recursos para serem implementadas. Por mais que uma ideia seja valiosa e, de fato, vá agregar valor na vida de seus consumidores, é necessário capital para tirá-la do papel. E é nessa etapa que muitos empreendedores não conseguem ir adiante, pela falta de conhecimento em se conseguir financiamento/investidores para iniciar um negócio.

Existem diferentes alternativas para se conseguir um financiamento. Por isso, antes de descartar uma ideia por falta de capital, vale a pena procurar pelas opções disponíveis no mercado.

No conteúdo a seguir, separamos algumas maneiras de se conseguir financiamento para tirar suas ideias do papel e transformá-las em negócio. Confira:

Economize durante um tempo

Juntar dinheiro a partir da economia é uma das formas mais seguras para transformar uma ideia em um pequeno negócio. Muitos empreendedores não conseguem, porém a economia pode ser realizada dia a dia, com o corte de gastos necessários e a criação de um fundo para financiar o futuro negócio.

Caso o empreendedor não consiga juntar dinheiro durante um período, soluções como vender algum ativo (bens materiais, por exemplo) pode ser uma maneira de começar. Contudo, será necessário definir o valor exato que precisa ser conquistado para conseguir implementar a ideia no mercado.

Essa alternativa leva tempo e, caso o empreendedor esteja procurando por soluções mais práticas, é importante conferir as próximas dicas!

Recorra a amigos e familiares

Caso o futuro empresário não tenha capital e nem o hábito, ou a paciência, de juntar dinheiro, uma solução é recorrer a amigos e familiares. O empreendedor poderá incluí-los no negócio como sócios, oferecendo uma participação nos lucros da operação em troca de um empréstimo, que será entendido como uma espécie de investimento realizado na ideia.

Para que essa alternativa seja prática, organize a ideia no papel detalhando pontos importantes como: a ideia será lucrativa, o que a empresa fará e como o dinheiro investido será utilizado.

Contudo, é importante tomar cuidado para que os laços familiares e profissionais não se comprometam!

Busque um sócio para iniciar um negócio

Essa é uma excelente alternativa para aqueles que têm pouco (ou nenhum) capital para tirar sua ideia do papel. O sócio, além de atuar como financiador (nesse caso), ainda poderá contribuir com experiência em gestão e expertise na área de atuação. Isso agregará mais valor a ideia, fazendo com que o novo negócio tenha mais chances de sucesso.

Para procurar um sócio, o empreendedor deverá criar um plano de negócios com todas as etapas, metas e objetivos da empresa, explicando como a ideia será aplicada, quem será o seu público-alvo, como a empresa faturará no mercado e quanto será necessário para fazer com que os produtos/serviços cheguem no mercado.

Porém, é importante que, além do capital necessário, o sócio tenha habilidades que complementem as do empreendedor, para agregar valor ao empreendimento. E que as obrigações e participação de cada um estejam devidamente esclarecidas por meio de contrato.

Crie um financiamento coletivo

Muitos produtos foram lançados no mercado graças ao financiamento coletivo. E sua empresa pode ser uma das muitas que utilizam esse recurso para conseguir fundos.

Atualmente, existem diversas plataformas como o Kickante e Vakinha, para citar as nacionais, em que é possível criar campanhas de financiamento coletivo. Ou seja, a galera verá a sua proposta e avaliará se vale a pena ou não contribuir para que ela se torne realidade.

Se a ideia apresentada trouxer alguma solução inovadora, por exemplo, as chances de conseguir financiamentos são bem altas. No entanto, é muito importante deixar bem claro como o dinheiro será utilizado e o que os financiadores da campanha ganharão em troca da contribuição.

Explore as opções de empréstimos

Há diferentes linhas de crédito e opções de empréstimos para empreendedores que desejam financiar suas ideias. Os empréstimos bancários são uma das soluções mais procuradas por empresários que não têm recursos para iniciar um negócio. Contudo, é muito importante prestar atenção nos juros e taxas cobradas para não gerar prejuízos para o empreendimento.

Duas opções de empréstimo muito interessante por possuir baixos juros e com prazos confortáveis é o refinanciamento de veículo e o refinanciamento imobiliário. Nestas modalidades, você coloca seu automóvel ou imóvel como garantia e levanta o recurso necessário para você abrir o seu negócio. Aqui na Quero Financiar você encontra as duas modalidades, é só selecionar qual você acha melhor para seu negócio que nós ajudamos você com o resto.

A dica é explorar as melhores opções e escolher a que mais se adequar à realidade do empreendedor e o potencial de seu novo negócio.

Procure investidores externos

Muito comum no mercado de startups, os investidores externos são pessoas que têm experiência e expertise no mercado, podendo ter empresas ou não. Podem atuar em fundos de investimento, com riscos reduzidos ou por conta própria.

Essa é uma das melhores maneiras de fazer um negócio crescer, principalmente pela parte da expertise. Contudo, o investimento geralmente é realizado em troca de uma parte da participação nos negócios. Por isso é muito importante avaliar as outras alternativas de financiamento antes de ir atrás de um investidor.

E quando esse momento chegar, não esqueça de estar com o “pitch” de sua ideia na ponta da língua. Pois, como tempo é dinheiro, um discurso afiado será essencial para atrair novos apoiadores ao projeto.

Utilize o capital dos clientes

Essa é uma alternativa indicada especialmente para empreendedores que já têm alguma experiência em gestão. A dica é construir sua carteira de clientes e, com o dinheiro obtido, transformar a ideia em uma empresa. Para funcionar, o empresário deverá ter um plano de negócios sólido, com todas as etapas da implementação da ideia bem definidas.

O documento será capaz de estipular, precisamente, quanto deverá ser levantado para que a empresa seja implementada no mercado, comece a operar e, assim, obter lucros a partir de suas atividades.

Será necessário contar com uma boa estratégia de marketing digital e divulgação regional para que as pessoas se interessem em comprar o produto antes mesmo de sua confecção. Assim, será possível unir o útil ao agradável: conquistar os primeiros clientes e conseguir o dinheiro para abrir o negócio.

Conseguir financiamento para iniciar um negócio pode ser uma tarefa difícil, sim. Porém, o empreendedor não pode abandonar sua ideia antes de tentar — de todas as maneiras — uma forma de financiá-la. Ainda mais depois de conhecer tantas opções disponíveis no mercado.

E se você está pesquisando por uma maneira de atrair capital para iniciar um negócio, deixe seu comentário no post e compartilhe sua experiência!

Deixe um comentário

Leia também:

  • Onde é fácil pegar um empréstimo?

    Você está procurando um empréstimo sem burocracia? Quer saber onde conseguir um empréstimo com facilidade? Então, pode continuar por aqui. Nesse artigo você vai descobrir como ter acesso a um crédito fácil. Não é novidade dizer que os empréstimos são uma ótima forma de obter capital para investimentos. No entanto, o que está faltando é

    3 de março de 2023
  • Empréstimo pessoal ou com garantia: qual a melhor opção para você?

    O empréstimo é uma das melhores alternativas para as pessoas que estão buscando uma maneira de ter uma grana extra. Na hora de escolher as possibilidades, você pode se deparar com diversas opções. Os principais, por exemplo, são o empréstimo pessoal e o com garantia. Essas modalidades de créditos possuem algumas diferenças singelas, mas que fazem

    7 de abril de 2023
  • Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

    Se você tem um veículo quitado, saiba que é possível usá-lo para conseguir uma linha de crédito. Está cada vez mais comum no mercado, a prática de pegar empréstimo com garantia de veículo. Essa modalidade traz uma série de vantagens para quem está precisando de uma quantia razoável de dinheiro, de maneira rápida e com

    7 de fevereiro de 2023

SOLICITE ONLINE AQUI!

Precisa de um empréstimo?

Os melhores juros você encontra aqui! Solicite sua simulação na Quero Financiar.