Cartão de crédito com restrição no nome: por que NÃO fazer?

Cartão de crédito com restrição no nome: por que NÃO fazer?

cartão de crédito com restrição no nome

Você sabe se é possível fazer um cartão de crédito com restrição no nome? Conhece as condições para conseguir obter o cartão? Se essa é uma dúvida sua, saiba que você não está sozinho.

O cartão de crédito está entre as formas de pagamento mais utilizadas no cotidiano dos consumidores, porém não é incomum encontrar quem não consiga usá-lo da maneira correta e quem até mesmo perca o controle dos gastos, gerando atrasos e inadimplência. Isso muitas vezes causa um efeito bola de neve que prende o consumir em dívidas que se sobrepõem.

Para ajudar a entender melhor o tema e se orientar sobre as condições e circunstâncias em que ter um cartão de crédito é indicado, neste artigo vamos falar sobre o assunto e abordar a importância de se adotar hábitos conscientes de consumo. Se quiser saber mais, continue a leitura!

Quando é possível fazer um cartão de crédito com restrição no nome?

É fato que pessoas que possuem um bom histórico de pagamentos têm diversos benefícios na hora de obter crédito, seja para a aprovação de um novo cartão ou até mesmo para liberação de financiamentos ou empréstimos.

Acontece que, se por um lado o cartão de crédito facilita a vida dos consumidores, por outro ele também pode complicá-la, caso não seja usado da maneira correta. Isso ocorre porque, diante de tantos estímulos ao consumo a que somos expostos todos os dias, resistir ao impulso de gastar mais do que se ganha acaba sendo um desafio.

Assim, as dívidas podem se acumular e, devido aos altos juros cobrados, se tornarem bem maiores. Apesar desses fatores, quem deseja ter um cartão de crédito, mesmo com o nome negativado, pode optar pelos casos a seguir.

Cartão de crédito pré-pago

Optar por um cartão pré-pago é um modo eficiente de o consumidor evitar a perda do controle financeiro, uma vez que, nessa modalidade, é possível fazer recargas no cartão, ou seja, só será possível gastar de acordo com o crédito disponível.

Outra grande vantagem é que os cartões pré-pagos não cobram taxas, o que ajuda na hora de economizar. Os cartões de crédito pré-pagos são seguros e necessitam de senha para seu uso, sendo assim uma alternativa viável.

Cartão de crédito para negativado oferecido por empresas de crédito

A maioria das empresas possui um rigoroso controle na hora de aprovar um cartão de crédito para quem é negativado. No geral, a resposta é negativa, porém existem organizações que fornecem essa linha de crédito de acordo com suas próprias especificações.

Nesse caso, é essencial que o cliente se atente às cláusulas do contrato, uma vez que o objetivo é sair do endividamento e reorganizar a vida financeira, e não aumentar o poder de consumo, o que acaba por também aumentar seu potencial de endividamento.

É preciso fazer uma pesquisa aprofundada sobre a credibilidade da empresa e analisar de modo realista qual é a necessidade de se solicitar um novo cartão de crédito. Caso ele realmente seja necessário, é preciso usá-lo com responsabilidade e foco.

Por que não é indicado fazer um cartão de crédito com restrição no nome?

Confira a seguir alguns motivos para não ter um cartão de crédito caso esteja com o nome negativado.

O cartão pode acarretar mais dívidas

Quando as contas atrasam, é importante retomar o controle da situação o quanto antes, porém nem sempre isso é possível. Na prática, o nome do cliente acaba ficando sujo, e o crédito oferecido é restrito.

Quem está com o nome negativado também tem condições piores de pagamento, juros mais altos e pode não ter aprovação para novos empréstimos ou crediários. Isso muitas vezes acaba prendendo o cliente em um círculo vicioso, que é o que queremos evitar!

Piora a situação para limpar o nome

Outro ponto é que limpar o nome acaba sendo mais difícil, já que atrasos nos pagamentos das novas dívidas complicam ainda mais o histórico do consumidor e prejudicam seu poder de renegociação.

As taxas cobradas são mais altas

Como os riscos de inadimplência são maiores, os juros cobrados pelas empresas também são mais altos. Na prática, isso quer dizer que, em caso de atrasos, a dívida aumenta rapidamente e quitá-la torna-se cada vez mais difícil.

Você ainda tem dúvidas sobre cartões de crédito para pessoas negativadas? Quer conhecer outras alternativas para salvar as suas finanças? Deixe seu comentário com suas dúvidas ou sugira opções de soluções financeiras!

O crédito é restrito

O limite de crédito é outro fator que influencia a aprovação de um cartão de crédito com restrição no nome, pois como o cliente não tem um bom histórico de pagamento, o crédito disponibilizado acaba sendo menor.

Como limpar o nome e ter um cartão de crédito sem problemas?

O primeiro passo para limpar o nome e ter um cartão de crédito aprovado é fazer o levantamento de todas as suas dívidas e possibilidades de pagamentos. Com um bom planejamento financeiro, com metas e objetivos realistas, é possível identificar os gastos realmente necessários e os que podem ser diminuídos ou até mesmo eliminados, pelo menos por um tempo.

Com esses dados em mãos, é preciso procurar as empresas credoras e renegociar as dívidas. O novo compromisso assumido, no entanto, precisa ser compatível com o orçamento mensal. Existem empresas especializadas em análise de crédito que facilitam a negociação e, se o pagamento for à vista, é possível diminuir consideravelmente os juros.

Depois disso, é importante manter a disciplina e pagar o novo boleto na data certa, ou o acordo será novamente quebrado e a situação pode se tornar ainda pior. Com o passar do tempo, a boa vontade demonstrada fará com o seu histórico seja gradativamente melhorado até que volte a ser visto como bom pagador.

Agora que você já sabe que é possível fazer um cartão de crédito com restrição no nome e as condições impostas para a obtenção de um, pode organizar as finanças e garantir que o mês termine sempre no azul. Antes de tomar a decisão de ter um cartão mesmo nessa condição, o ideal é analisar a situação de maneira realista para saber se é realmente necessário.

Deixe um comentário

Leia também:

  • Como economizar dinheiro em tempos de crise

    Economizar dinheiro em tempos de crise é essencial para o sucesso financeiro a longo prazo. Quando falamos de crise, é importante lembrar que é um período de incerteza econômica e é por isso que é tão importante economizar. Essa economia ajuda a reduzir o impacto de uma crise, pois dá ao indivíduo ou à família maior segurança financeira. É

    5 de abril de 2023
  • Qual empréstimo posso fazer para investir na minha empresa?

    https://www.youtube.com/watch?v=3iic9jeY6Lo Para manter uma empresa ativa no mercado, é muito comum que os empresários procurem por apoios financeiros, como um empréstimo para CNPJ. Em alguns casos, esse empréstimo pode ser muito importante para investir no crescimento do negócio. Isso porque, ele pode te ajudar a lidar com algumas dívidas, a manter o seu negócio ativo

    12 de março de 2023
  • É possível refinanciar um imóvel financiado?

    Sumário Apesar de muitas pessoas não saberem, é possível fazer o refinanciamento de imóveis já financiados. Normalmente, os proprietários recorrem aos novos empréstimos para substituir o financiamento anterior, com o objetivo de melhorar suas condições financeiras. Afinal, dessa forma é possível obter taxas de juros mais baixas, prazos mais longos e em alguns casos até

    25 de fevereiro de 2023

Está Negativado?

Use seu saldo FGTS e consiga um empréstimo

Com o Saque Aniversário FGTS, você consegue seu empréstimo, mesmo estando negativado.