Confira 7 dicas para ter sucesso em uma negociação de dívidas

Confira 7 dicas para ter sucesso em uma negociação de dívidas

negociação de dívidas

Juros altos, inflação, desemprego, crise econômica, diversos são os fatores que podem virar a sua vida financeira pelo avesso. Quem já ficou endividado sabe como essa situação é desconfortável e liquidar todas as suas pendências financeiras nem sempre é uma tarefa fácil.

Diante disso, uma boa alternativa é a negociação de dívidas, pois é uma maneira de quitar as pendências financeiras sem prejudicar a estabilidade da sua família.

Quando pensamos em colocar a vida financeira em ordem, é comum que muita gente recorra aos empréstimos bancários. Entretanto, embora seja uma das opções mais utilizadas, pegar dinheiro emprestado para quitar uma dívida pode criar outros problemas, principalmente com a utilização das linhas de crédito disponíveis no mercado, o cheque especial, por exemplo.

Neste post, abordaremos 7 dicas para que você tenha sucesso na hora de negociar suas dívidas e equilibrar suas finanças. Continue a leitura e confira!

Qual a melhor estratégia para quitar uma dívida?

Ter um bom planejamento financeiro é fundamental para quitar todas as suas dívidas. No entanto, em algum momento, é necessário buscar outras maneiras para efetuar o pagamento do saldo devedor.

Em situações de crise, muitos indivíduos que estão com o nome sujo e precisam de dinheiro rápido recorrem ao empréstimo com agiota, visto que eles oferecem recursos fora do mercado legal de crédito.

Em contrapartida, por não precisar de uma série de comprovações, essa alternativa proporciona inúmeras desvantagens, como a cobrança de juros exorbitantes, prazos mais apertados, dentre outros.

Escolher a melhor maneira de pagar uma conta necessita de tomada de decisões que nem sempre valem a pena o risco. Por isso, se você precisa de dinheiro para quitar alguma dívida, é melhor tentar uma renegociação diretamente com o credor do que encarar inúmeras parcelas com juros cada vez mais altos.

Como negociar minhas dívidas?

O que fazer para livrar das dívidas em atraso e manter as finanças no azul? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão inadimplentes. A fim de colocar as contas em dia, o primeiro passo é fazer listas com todas as suas pendências financeiras. A seguir, confira 7 dicas que preparamos para auxiliar na negociação.

1. Estabeleça um limite de quanto você pode pagar

Seu principal objetivo é quitar todas as dívidas, não é mesmo? Então, para que isso aconteça, é importante estabelecer um limite de quanto você pode reservar todos os meses do seu orçamento para efetuar o pagamento.

Logo, com essa informação em mãos, fica bem fácil definir quanto você tem que economizar das suas despesas mensais para quitar os débitos e regularizar sua situação.

2. Considere os imprevistos

Gastos com reforma, perda do emprego ou doença na família são as principais causas de atraso no pagamento das contas. Na hora fazer o orçamento, é essencial considerar os imprevistos. Sendo assim, reavalie seus gastos e estude sobre quais despesas podem ser cortadas ou ao menos diminuídas.

3. Não comprometa a maior parte de sua renda

É natural desejarmos nos livrar o quanto antes das nossas vidas. Contudo, dificilmente aqueles indivíduos que comprometem grande parte da sua renda conseguem arcar com o pagamento das parcelas. Dessa forma, o ideal é que o valor da fração a ser paga corresponda a até 30% do seu salário líquido.

4. Leia todo o contrato

Outro ponto fundamental que pode ajudar na hora de negociar uma pendência é revisar os termos descritos no contrato. Neste ponto, é preciso de muita atenção, pois todo contrato de renegociação deve conter todas as informações acordadas, como prazo para o pagamento, multas e encargos aplicados, além das penalidades da quitação da parcela após do vencimento.

Além disso, é importante ressaltar que, caso seja vítima de juros abusivos, você pode entrar em contato diretamente com o Procon ou Justiça comum e solicitar uma nova renegociação do saldo devedor.

5. Seja realista nos cálculos

Agora que você já colocou no papel todas as pendências, é necessário anotar os valores iniciais, o credor de cada dívida e a taxa de juros correspondente a cada uma. Isso faz com que você não perca o controle do seu saldo devedor.

Indivíduos que costumam aceitar propostas que não conseguem pagar tendem a piorar sua situação financeira. Por esse motivo, é muito importante ser sincero e realista com as suas contas.

6. Livre-se das dívidas mais caras

Manter os pagamentos em dia exige comprometimento e disciplina. No entanto, se você não tiver o dinheiro suficiente para quitar todas as dívidas de uma vez, opte pelo pagamento daquelas que apresentam os juros mais altos. Ou seja, dê prioridade para as dívidas que têm os maiores juros para não virar uma bola de neve.

7. Conheça condições de diversos bancos

Uma dica muito importante para ter sucesso na negociação é não aceitar a primeira proposta que os bancos oferecem. Na maioria das vezes, a primeira oferta propõe apenas que as parcelas sejam prolongadas, fazendo com que o valor final da dívida seja ainda maior.

Então, antes de prosseguir com a renegociação, confira todas as possibilidades disponibilizadas pelo banco e avalie qual melhor se enquadra na sua situação econômica atual. Outra dica para você aproveitar as vantagens de renegociar dívidas com o banco é não solicitar uma nova linha de crédito, especialmente se for com a mesma instituição financeira.

Diante desse cenário, há algumas empresas do setor financeiro que buscam soluções inovadoras. Conhecidas como marketplaces, têm sido uma ótima oportunidade para aqueles que procuram opções de empréstimos mais baratas. Um bom exemplo que podemos citar é a Quero Financiar, que apresenta diversas modalidades de empréstimos com garantia, além de oferecer taxas de juros bem menores quando comparadas à dos bancos tradicionais.

Ter uma noite tranquila de sono pode ser um desafio quando se tem contas atrasadas nos esperando no dia seguinte. Pequenas atitudes, como a negociação de dívidas, podem recuperar o equilíbrio das finanças. Porém, para evitar que um novo endividamento aconteça, é fundamental adotar um processo de reeducação financeira.

Gostou deste post? Então entre em contato conosco e solicite o seu empréstimo com as melhores condições de pagamento.

1 comentário

Deixe um comentário

Leia também:

  • 9 séries sobre finanças

    Ter conhecimento sobre finanças é de extrema importância. Afinal, tudo gira em torno do dinheiro, de forma que, se não há um bom controle sobre ele, torna-se difícil se estabilizar financeiramente. Cada um escolhe como fazer, se quer estudar e entender por si ou se contrata alguém para isso. Porém, mesmo que tenha alguém cuidando

    19 de março de 2023
  • É possível fazer um empréstimo com Garantia de Veículo para Negativados?

    Se você está negativado e possui dúvidas se é possível fazer um empréstimo com garantia de veículo nesses casos, saiba que sim. Hoje em dia existem muitas instituições financeiras e bancos que aprovam o empréstimo com garantia de veículo para negativados. Mas, é importante ressaltar que não são todos os bancos, e a solicitação pode ser negada

    20 de abril de 2023
  • Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

    Se você tem um veículo quitado, saiba que é possível usá-lo para conseguir uma linha de crédito. Está cada vez mais comum no mercado, a prática de pegar empréstimo com garantia de veículo. Essa modalidade traz uma série de vantagens para quem está precisando de uma quantia razoável de dinheiro, de maneira rápida e com

    7 de fevereiro de 2023
  • Você sabe como fazer um refinanciamento de dívidas?

    O refinanciamento de dívidas é a melhor saída para pessoas que perderam o controle das contas e já não conseguem pagar determinadas dívidas devido ao valor dos juros. Se você está com esse problema, não se preocupe, isso é bastante comum e grande parte das pessoas já passou por esse tipo de situação. A boa

    15 de fevereiro de 2023

Precisa quitar suas dívidas?

Descubra nossas soluções pra você

Nossa plataforma conta com as melhores modalidades de crédito para você quitar suas dívidas. Encontre a melhor pra você aqui!