Empréstimo Consignado: saiba como realizar um no Banco Pan

Empréstimo Consignado: saiba como realizar um no Banco Pan

Empréstimo Consignado

Ter acesso a uma linha de crédito com juros mais baixos como o empréstimo consignado pode fazer toda a diferença quando o orçamento está um pouco apertado ou quando você simplesmente não quer adiar um plano. Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber para solicitar um empréstimo consignado no Banco Pan.

Esse tipo de empréstimo fica atrelado ao seu salário ou ao seu benefício mensal (no caso de aposentado ou pensionista). Ou seja, o risco de inadimplência é bem mais baixo quando comparado a outros tipos de crédito, já que o desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento. Isso traz uma importante vantagem: os juros são menores.

Principais vantagens do empréstimo consignado

Além dos juros mais baixos, outra vantagem do empréstimo consignado é a agilidade naaprovação, que pode levar apenas 24 horas em alguns casos. Por não precisar de avalista ou a alienação de bens, o processo de análise do perfil do cliente e liberação do dinheiro é mais rápido.

Também o prazo para pagar o empréstimo é maior do que em outras linhas de crédito. No Banco Pan, o cliente pode ter até oito anos para pagar um consignado, dependendo do seu perfil e do valor do empréstimo.

Apesar das facilidades, o banco pode recusar um pedido de consignado em determinadas circunstâncias.  Leia este post até o fim e descubra tudo o que você precisa fazer para conseguir esse tipo de empréstimo no Banco Pan.

Orientações para solicitar um empréstimo consignado

O Banco Pan oferece esse tipo de empréstimo apenas para aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos ativos e inativos e pensionistas de órgãos públicos, diferentemente de outros bancos que oferecem o produto também para empresas que mantêm convênio com eles.

Se você é funcionário público, procure o departamento de recursos humanos do órgão no qual você trabalha e pergunte se existe uma parceria com o Banco Pan. Depois é só procurar uma agência do banco.

Já no caso dos aposentados e pensionistas, basta ir direto a uma agência do banco para fazer a solicitação de empréstimo.

Para pedir um consignado não é preciso ser cliente do banco. Ou seja, você pode receber o seu salário ou benefício em outra instituição bancária e contratar o empréstimo no Banco Pan.

Importante

Para solicitar um empréstimo consignado no Banco Pan, é necessário procurar uma de suas agências e fazer o pedido presencialmente.

Pelo telefone e pelo site, a equipe de atendimento do banco esclarece apenas algumas dúvidas.

Documentos necessários

Geralmente, para a análise e concessão do empréstimo, são requeridos os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de pagamento de salário, do benefício ou da pensão de servidor público;
  • ou comprovante do benefício do INSS;
  • comprovante de residência.

Entretanto, se necessário, o Banco Pan pode solicitar documentos adicionais.

Restrições do consignado

Caso você tenha um consignado em outro banco, só poderá solicitar outro empréstimo desse tipo no Banco Pan se o valor somado das parcelas nas duas instituições não ultrapassar 30% do seu salário ou benefício mensal ou 35% no caso cartão de crédito consignado.

Não existe nenhuma restrição prévia para a concessão de empréstimo consignado para pessoas que estejam com o restrições de CPF, mas cabe ao banco avaliar se deseja ou não disponibilizar o produto.

Se você tiver problemas para pagar o seu empréstimo, procure o banco para renegociar prazos ou até mesmo pegar um novo empréstimo para quitar as dívidas.

Juros do empréstimo consignado

taxa de juros do consignado é um dos principais atrativos, por ser menor do que os outros produtos de crédito pessoal oferecido pelos bancos. Por isso, dedicamos um intertítulo para tratar especificamente deste diferencial.

Apesar de os juros já serem bem inferiores em relação às de outras modalidades de crédito, vale a pena sempre comparar as taxas oferecidas entre os bancos para fazer a melhor escolha.

Os juros cobrados pelo Banco Pan na linha de crédito pessoal consignado para beneficiários do INSS estão em 2,03% ao mês e 27,21% ao ano, segundo dados do Banco Central. Já a linha de consignado para servidor público está com juros menores, de 1,96% ao mês e 26,28% ao ano.

Para comparar, esse mesmo banco cobra 2,12% ao mês e 28,64% ao ano na linha de crédito pessoal regular.

Além dos juros, é preciso considerar as taxas cobradas pelo Banco Pan no empréstimo e nas operações com o cartão consignado. A contratação desse tipo de crédito tem ainda a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Atualmente, um projeto de lei de 2013 tramita no Senado e, se aprovado, deve isentar os empréstimos consignados da cobrança do IOF.

O Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo consignado é outra informação que você deve solicitar ao banco na hora de fazer uma simulação e fechar um contrato de empréstimo. Comparar o CET para consignados entre diferentes bancos é uma dica para conseguir encontrar o melhor custo-benefício.

Cartão consignado

O Banco Central determina que o limite de empréstimo consignado oferecido pelos bancos seja de até 35% da renda mensal do cliente. Mas 5% dessa renda deve ser usado apenas no cartão de crédito consignado. Apesar dos juros mais baixos, é preciso considerar as taxas cobradas pelo banco nas operações com esse tipo de cartão.

O cartão de crédito consignado é um produto oferecido pelo Banco Pan apenas aos funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS. No caso do cartão, o valor mínimo da fatura é descontado todo mês da folha de pagamento ou do benefício do cliente.

Esse cartão consignado tem todas as características de um cartão de crédito comum. A bandeira é Visa e é possível realizar compras e saques com ele. Entretanto, quando um cliente deseja sacar o valor do cartão de crédito em um caixa eletrônico, é preciso utilizar a rede Bancos 24 horas. Para isso, ele tem de transferir para a conta-corrente o limite do cartão e, depois disso, realizar o saque.

Agora que você já sabe quais as vantagens e como solicitar um empréstimo consignado no Banco Pan é hora de avaliar se essa é a melhor opção de crédito para as suas necessidades. Comparar os juros e taxas cobrados com outros bancos também é uma ação estratégica e consciente. Quer acompanhar as nossas dicas sobre finanças pessoais e saber mais sobre as opções de crédito além do empréstimo consignado? Então, siga o perfil da Quero Financiar no Facebook.

Deixe um comentário

Leia também:

  • Por que você não deve recorrer ao um agiota?

    Agiota é uma pessoa que empresta dinheiro com juros e taxas muito altas, geralmente à pessoas que não têm acesso a outras formas de crédito, como bancos ou financeiras. O termo é comumente usado em países da América Latina, especialmente no Brasil, onde é uma prática comum. Os agiotas geralmente operam informalmente, sem seguir regulamentações

    10 de março de 2023
  • Saque Aniversário FGTS: saiba se é possível adiantar

    Após a pandemia, a situação financeira de muitas pessoas ficou de forma desfavorável. Muitas tiveram que se adequar às condições impostas pela pandemia e tiveram que passar a viver com menos do que se vivia anteriormente. O que muitos não sabem, é que é possível antecipar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS),

    16 de fevereiro de 2023
  • Dicas de ouro para fugir das fraudes dos empréstimos online

    https://www.youtube.com/watch?v=2R-Hb_Tkb_Q Indispensável para muitas pessoas, a internet vem facilitando a vida de muitos. No entanto, ao mesmo tempo que possui diversas vantagens, pode tornar muitas pessoas vulneráveis. Dessa maneira, no mercado financeiro, por exemplo, é fundamental ficar atento para não cair nas fraudes dos empréstimos online. Realmente, com a facilidade da internet, os processos para

    31 de janeiro de 2023

SOLICITE ONLINE AQUI!

Precisa de um empréstimo?

Os melhores juros você encontra aqui! Solicite sua simulação na Quero Financiar.