Entenda agora o que acontece quando seu nome vai para o SPC

Entenda agora o que acontece quando seu nome vai para o SPC

nome no spc

O que acontece quando seu nome vai para o SPC? Algum dia você já se fez esse questionamento? Bom, essa pergunta é um tanto válida, pois, segundo uma matéria publicada pela Exame em maio de 2019, o endividamento dos brasileiros voltou a crescer. A notícia aponta os dados obtidos pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), onde foi relatado que cerca de 62,7% das famílias brasileiras se encontravam endividadas no mês de abril.

Ainda de acordo com a matéria, o percentual de famílias inadimplentes chegou a 23,9%. Os dados são um tanto preocupantes, pois o atraso no pagamento de dívidas gera diversas consequências na vida financeira do consumidor. Entre elas está a negativação do nome nas instituições protetoras do crédito, como Serasa e SPC.

Para ajudar a esclarecer essa dúvida, elaboramos este post para que você não apenas descubra a diferença entre SPC e Serasa, mas também saiba o que acontece quando seu nome vai parar na lista de inadimplentes dessas empresas e quanto tempo demora para o nome ser negativado. Achou interessante? Então acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!

Qual a diferença entre SPC e Serasa?

A diferença entre essas empresas é bem pequena, visto que ambas prestam o mesmo tipo de serviço: informar a outras instituições quem tem um histórico de inadimplência. Porém, a Serasa foi criada em 1968 a partir de uma parceria entre a Associação De Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban). Por isso, ela acumula a maior parte das informações relacionadas aos consumidores que têm dívidas em bancos.

Por outro lado, o SPC é patrocinado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Assim, essa instituição tem mais acesso aos dados daqueles que têm dívidas no comércio. Além disso, ao contrário do Serasa — que oferece o serviço de consulta ao CPF de forma gratuita tanto pela internet quanto nas próprias agências da instituição —, é preciso pagar uma taxa de R$ 9,90 para fazer a consulta online e saber se seu nome foi negativado no SPC.

O que acontece quando seu nome vai para o SPC?

Basicamente, qualquer pessoa que deixa de pagar uma dívida pode ter seu nome incluído na lista de inadimplentes do SPC. As consequências de ter o nome negativado são muito sérias e podem complicar bastante a vida financeira do consumidor. Veja abaixo quais são elas:

Negação de crédito

Conseguir ter algum crédito aprovado quando se está com o nome sujo é extremamente difícil, seja um pedido de empréstimo pessoal ou a solicitação de um financiamento. Além disso, instituições emissoras de cartão de crédito também podem negar o seu pedido.

Mesmo após a quitação da dívida, o credor pode negar crédito ao consumidor que já foi inadimplente. Isso porque, ao ficar com o nome sujo, o seu score — que é uma espécie de pontuação utilizada pelos bancos para avaliar as chances do cliente se tornar inadimplente — também acaba sendo prejudicado.

Dificuldade para arranjar um emprego

Outra consequência negativa de ter o nome mandado para o SPC é a dificuldade para encontrar um emprego. Isso acontece devido a uma definição do Tribunal Superior do Trabalho que, desde 2012, determina que o empregador pode se recusar a contratar funcionários que estejam com o nome sujo.

Além de ter mais chances de ser recusado em uma vaga de emprego, o devedor também pode ser eliminado de alguns concursos públicos, como os que oferecem cargos no BNDES, na Casa da Moeda e no Banco Central.

Restrições impostas pelo banco

Além de dificultar o acesso do consumidor a novas opções de crédito, o banco pode impor diversas restrições que dificultam ainda mais a vida do cliente, como bloquear o cheque especial e suspender a emissão de talões de cheque.

Em alguns casos, o banco ainda pode impedir que o consumidor abra uma conta corrente e, para aqueles que já possuem o serviço, existe a possibilidade da instituição financeira fazer descontos diretamente na conta devido a uma dívida em atraso.

Juros mais altos

Por fim, quem está com o nome negativado dificilmente conseguirá ter acesso a taxas de juros mais baixas. Isso acontece porque, a partir do momento que seu nome vai para o SPC, as instituições passam a vê-lo como um mau pagador.

Dessa forma, mesmo que você consiga obter um empréstimo, as taxas de juros cobradas pelo banco vão ser altíssimas. Afinal, ao emprestar dinheiro para o consumidor inadimplente, a instituição está assumindo um risco elevado e precisa se precaver.

Quanto tempo demora para o nome ser negativado?

Na verdade, não existe um prazo específico para que o nome do devedor seja incluído na lista de inadimplentes do SPC. Em geral, as empresas preferem manter um bom relacionamento com o cliente, evitando pedir a negativação do nome até que só reste essa alternativa. Por isso, é comum que elas esperem, pelo menos, 60 dias para fazer tal pedido.

Em outros casos, como quando a dívida envolve uma conta de telefone, a lei só permite a inclusão do nome na lista do SPC caso ultrapasse 90 dias de atraso. Por fim, após o consumidor ser notificado pelo serviço de proteção ao crédito de que seu nome será negativado, geralmente, ele tem o prazo de dez dias para quitar o débito e evitar a negativação.

Agora você já sabe o que acontece quando seu nome vai para o SPC. Portanto, caso esteja nessa situação, lembre-se de que não há segredo: a melhor forma de limpar seu nome é quitando o que deve. Para isso, você pode fazer a renegociação da dívida — com ela, assim que a primeira parcela for paga, seu nome ficará limpo novamente. Também existe a possibilidade de esperar o prazo de 5 anos para que seu nome seja retirado da lista de devedores. No entanto, essa solução não extingue a dívida e você ainda poderá ser cobrado na Justiça.

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha sanado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Caso queira se aprofundar mais no tema, aproveite a visita ao blog e descubra as desvantagens de ter seu nome sujo no mercado!

Deixe um comentário

Leia também:

  • Saiba como funciona o empréstimo com garantia

    O empréstimo com garantia é uma modalidade de crédito em que o tomador da negociação oferece um bem como garantia de pagamento ao credor. Esse bem pode ser um imóvel, um veículo ou até mesmo algum tipo de investimento financeiro. Ao oferecer uma garantia, o tomador do empréstimo assume um risco menor para o credor,

    5 de março de 2023
  • Como funciona o empréstimo para MEI?

    https://www.youtube.com/watch?v=AZ_ngFPlXoU O MEI é uma das modalidades de registro de CNPJ mais populares do país. Além de trazer o microempreendedor para a legalidade, oferece vantagens em crédito que apenas são oferecidas a quem se enquadra nesse regime. E se você faz parte desse grupo de empreendedores, o empréstimo para MEI pode ser uma alternativa para

    5 de fevereiro de 2023
  • Vai investir em um negócio? Qual a melhor opção de empréstimo?

    https://www.youtube.com/watch?v=EDivK0TqGBU Apesar das dificuldades inerentes da profissão, muitas pessoas ainda têm o sonho de se tornarem empreendedoras e construírem seu próprio negócio. Um grande desafio para a maioria delas é contar com o capital inicial para dar início a esse investimento, pois ainda que se queira começar de forma pequena, é necessário que gastos sejam

    29 de janeiro de 2023

Está Negativado?

Use seu saldo FGTS e consiga um empréstimo

Com o Saque Aniversário FGTS, você consegue seu empréstimo, mesmo estando negativado.