Como conseguir dinheiro para viajar? Veja 6 dicas essenciais!

Como conseguir dinheiro para viajar? Veja 6 dicas essenciais!

dinheiro para viajar

Economizar dinheiro, abrindo mão de algo de que gostamos, para realizar a viagem dos sonhos não é uma tarefa fácil! Antes de decidir qual o destino, é importante estar atento aos gastos com transporte, alimentação, hospedagem e uma infinidade de outras despesas.

No entanto, para que tudo aconteça como planejado em sua viagem, é necessário ter disciplina e aplicar estratégias que auxiliam na missão de poupar. Mas, afinal, como conseguir dinheiro para viajar?

Como sabemos, sair de férias com a família para algum local mais afastado, com os amigos para o exterior ou fazer um intercâmbio pode ser mais complexo do que ir à praia ao lado. Sendo assim, existem várias opções para se conseguir juntar mais dinheiro, desde obter uma renda extra até se organizar melhor financeiramente e, com isso, alcançar seu objetivo.

Neste post, vamos apresentar 6 dicas de como conseguir dinheiro para viajar. Confira!

1. Organize-se financeiramente

Atualmente, conhecer outros países tem se tornado um desejo de consumo dos brasileiros. Antes de começar a guardar dinheiro para esse fim, é fundamental se organizar financeiramente. Lembre-se que pequenos gastos do dia a dia podem atrapalhar no embarque daquela viagem dos sonhos.

Uma estratégia importante é listar todos os gastos fixos e variáveis do mês, além das compras e parcelamentos realizados com o cartão de crédito. Monte uma planilha com todas as entradas e despesas, de modo que você consiga avaliar seu consumo mensal e estabelecer valores-limite para cada item.

Outro ponto importante, para se ter um maior controle financeiro, é criar o hábito de anotar quanto e com o que tem gastado seu dinheiro ao longo do dia — isso pode ajudar a evitar custos extras.

2. Estabeleça um valor mensal no orçamento

Para quem deseja conquistar qualquer objetivo, seja um passeio no parque ou um jantar em algum famoso restaurante, o primeiro passo é se planejar e definir metas. Em razão disso, surgem muitas dúvidas no momento de fazer os cálculos: quanto é necessário economizar todo o mês? Saber quanto você deve guardar e estabelecer uma quantia mensal dentro do seu orçamento pode fazer toda a diferença.

Determinar os gastos mensais é essencial para quem quer economizar, uma vez que, ao receber o salário, é possível separar a quantia das despesas importantes durante o mês, como moradia, alimentação, luz, água, transporte, dentre outras. Em seguida, após realizar todas as contas, defina o valor direcionado para a viagem e guarde-o assim que receber o pagamento. Dessa forma, ao estabelecer um objetivo, fica bem mais fácil resistir às tentações.

3. Realize atividades de renda extra

Em tempos de crise financeira, utilizar as horas vagas para ganhar dinheiro extra é uma opção para aqueles que desejam viajar e conhecer novas culturas e países. Isso ajuda a conseguir poupar o valor desejado, portanto, aproveite suas habilidades para começar a ganhar mais dinheiro ou pesquise uma maneira de garantir uma grana extra. O mercado trabalho disponibiliza várias alternativas para ter isso, seja com trabalhos manuais, eventos ou algo que você saiba fazer em casa, como salgados, bolos de pote, entre outros.

Outras opções para se conseguir uma renda extra no fim do mês é conseguir um emprego de meio período ou como freelancer. Além disso, você pode exercer uma atividade remunerada no estilo home office, que também é uma excelente alternativa, visto que essa ocupação abrange diversos setores econômicos.

4. Faça um empréstimo com garantia de veículo

Outra dica primordial para juntar o dinheiro necessário para realizar a tão sonhada viagem é fazer um empréstimo com garantia de veículo, já que essa modalidade de crédito tem como finalidade emprestar o dinheiro para o indivíduo e, como condição, ter o seu veículo como garantia de pagamento da dívida.

Nesse caso, o veículo cedido garante a quitação da dívida pelo devedor e, por esse motivo, as taxas de juros do refinanciamento são mais baixas, quando comparado às do empréstimo pessoal. Para isso, é fundamental buscar instituições que ofereçam boas condições de pagamento. Assim, quanto mais novo o seu veículo, melhores são as taxas disponibilizadas para o financiamento. Isso faz com que o valor das parcelas seja reduzido, além de proporcionar a quitação das mesmas com mais tranquilidade.

5. Mude seus hábitos financeiros

Não importa se você vai realizar a primeira viagem internacional ou se é um viajante assíduo — mudar os hábitos financeiros é essencial para não ser pego de surpresa. Adotar pequenas atitudes diárias faz toda a diferença no final do mês. Sendo assim, não é preciso ter um bom salário ou fazer milagres para conseguir juntar dinheiro para viajar.

Na prática, nem sempre é fácil perceber quais costumes acabam prejudicando nossa saúde financeira. Existem vários hábitos financeiros que podem evitar desequilíbrio no seu orçamento, como se alimentar dentro de casa, parar de pagar academia e realize atividades físicas ao ar livre, cancelar a TV a cabo, além de evitar gastos desnecessários. Desse modo, essas mudanças ajudam a gastar menos dinheiro.

6. Venda o que não usa mais

O esforço financeiro exercido antes da viagem pode proporcionar diversos benefícios, pois será possível, durante o passeio, desfrutar de todos os momentos sem se enrolar com as dívidas ao retornar. Dentre esses esforços, podemos mencionar a venda de produtos que não são mais utilizados. Vender o que não se utiliza mais é uma ótima estratégia para juntar aquela quantia que você precisa para viajar.

Por esse motivo, com o surgimento de plataformas de desapego ou grupos de classificados, ficou ainda mais fácil vender coisas usadas e, até mesmo, comprá-las com melhor preço, ajudando a economizar bastante. Mas, obviamente, evite compras desnecessárias e praticadas por impulso!

Como vimos durante o nosso conteúdo, ao definir o destino da sua viagem, além de saber qual a quantia necessária a ser economizada para aproveitar plenamente o passeio, é importante praticar um bom planejamento financeiro e estabelecer um limite de gastos. Assim, será possível conseguir juntar dinheiro para viajar e, talvez, até criar uma reserva financeira.

Gostou do post? Então, não deixe de nos seguir na rede social, estamos no Facebook!​

Deixe um comentário

Leia também:

  • Últimas novidades do mercado financeiro

    Sumário O mercado financeiro vem apresentando algumas instabilidades no início de 2023. Afinal, o cenário político-econômico brasileiro faz com que o cenário seja mais difícil de projetar. Por exemplo, com a posse do novo presidente da República, novas regras foram impostas em relação aos empréstimos consignados para os beneficiários do Programa Bolsa Família, que foi

    24 de fevereiro de 2023
  • Hábitos financeiros que você precisa adotar

    Embora a educação financeira não seja tão comum quanto deveria, a saúde financeira é uma necessidade. Parece contraditório, certo? Poucas pessoas sabem realmente o que fazer com o dinheiro que tem em mãos, e como cuidar das finanças domésticas. Por isso, separamos algumas informações sobre comportamentos saudáveis que você precisa ter para melhorar as contas

    21 de março de 2023
  • O empréstimo ajudando você na sua organização financeira

    Você sabe qual é a sua relação com o dinheiro? Você sabia que isso pode acabar afetando diretamente a sua organização financeira? Isso acontece porque quando você não consegue controlar os seus gastos ou ter um objetivo, pode acabar se endividando. Deixar de controlar a sua vida financeira é um erro mais comum do que imaginamos,

    16 de abril de 2023

SOLICITE ONLINE AQUI!

Precisa de um empréstimo?

Os melhores juros você encontra aqui! Solicite sua simulação na Quero Financiar.